terça-feira, 25 de novembro de 2014

Curiosidades astronômicas.



A cada hora, o universo se expande 1,6 bilhões de quilômetros (um bilhão de quilômetros em cada direção).

Parte da interferência na sua TV se deve as ondas do Big Bang que gerou o universo.

Aliás, veja só que interessante: se dermos um sumiço nos átomos, seres vivos, planetas, constelações, galáxias, tudo, tudinho mesmo, o universo continuará pesando três quartos do que pesava antes – ou seja, restarão 73% da sua massa original. 

Planetas, constelações e galáxias formam apenas 4% do universo. O resto é feito de matéria escura, um tipo estranho de matéria sobre a qual os cientistas não sabem nada. 

A nossa galáxia, chamada Via Láctea, tem cerca de 200 bilhões de estrelas, embora alguns astronômos acreditem que sejam bem mais do que isso.

A galáxia mais próxima da Via Láctea é Andrômeda, também chamada de M31, localizada a dois mihões de ano-luz de distância. 

A Via Láctea e a galáxia de Andrômeda fazem parte do mesmo aglomerado galáctico, o Grupo Local, com 30 membros. Segundo os astrônomos, Via Láctea e Andrômeda não só se chocarão formando uma só galáxia, como viajam pelo espaço na direção do aglomerado de Virgem, formado por centenas de outras galáxias.

Em uma noite de céu aberto podemos enxergar cerca de 2.500 estrelas. 

As constelações mais conhecidas no Brasil são a Cruzeiro do Sul e Órion. A constelação de Órion é, em parte, formada por 3 estrelas alinhadas denominadas As Três Marias. Para os gregos antigos, elas representavam o Cinturão de Órion.

A luz que vem do sol demora cerca de 8 minutos para chegar a Terra. Pode parecer estranho, mas a luz de muitas estrelas levam milhares anos para chegar até aqui. Se uma estrela que fica a 15.000 mil ano-luz explodir nesse momento, o evento só sera visto da Terra daqui a 15.000 mil anos. 

A terra gira à 1.600 km/h, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a mais de 107.000 km/h.

A Terra não é exatamente uma esfera. 

Peso da Terra: 5.980.000.000.000.000.000.000 toneladas.

A Lua se afasta da Terra a uma velocidade um a três centímetros por ano e três metros por século.

O Sol é 330.000 vezes maior que a Terra. Aliás, você sabia que o Sol possui 99,9% de toda a matéria do Sistema Solar?

Júpiter é duas vezes maior do que todos os outros planetas, satélites, asteróides e cometas do Sistema Solar juntos.

O planeta do Sistema Solar com o maior número de luas é Júpiter, com 63. O segundo lugar fica com Saturno, com 34 luas.

Existem cinco planetas-anões no nosso Sistema Solar: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Alguns cientistas, no entanto, suspeitam que esse número seja bem maior.

A temperatura da Lua pode chegar a 100º C durante o dia lunar e -175º C à noite.

A estrela mais luminosa da Via Láctea é Eta Carinae, que emite cinco milhões de vezes mais energia que o Sol.

Já a estrela mais brilhante descoberta pelo ser humano é a supernova SN1987A, da galáxia Grande Nuvem de Magalhães. Sua luminosidade é maior do que a da sua própria galáxia.

A constelação do Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas; porém, somente cinco são visíveis a olho nú.

Os cientistas não sabem precisar quantas galáxias existem no Universo, mas calculam que seja algo em torno de 100 bilhões. O número de estrelas varia de galáxia para galáxia, ficando entre 100 bilhões e três trihões de astros. 

Existem vários sistemas de identificação de astros. Os mais usados são o sistema Messier (M) e o Novo Catálogo Geral de Nebulosas e Aglomerados de Estrelas (NGC). Muitas galáxias são identificadas pelo dois sistemas. Um exemplo é Andrômeda, que é identificada como M 31 e NGC 224.

Galáxias são sistemas formados por poeira, gases e estrelas, unidas por sua prórpia gravidade. Existem diversos tipos de galáxias: espirais (como a Via Láctea na imagem acima), elípticas, barradas e irregulars.

Nebulosas são corpos celestes formados por gases e poeira, nas quais nascem as estrelas. Ganhou esse nome por serem parecidas com nuvens. As nebulosas mais conhecidas são a de Água, Órion, Bumerangue, Olho de Gato e Tarântula. 

Estrelas de nêutrons são corpos supercompatos, ultramassivos, que giram muito rápido e possuem gravidade extremamente alta. São formadas quando estrelas com massa oito vezes maior que a do Sol esgotam sua energia nuclear. 

Anã branca é a fase final de uma estrela, depois que ela desprendeu suas camadas externas, restando apenas o núcleo. São corpos pequenos, com matéria densa e quente, além de brilho intenso. 

Buracos negros são estrelas pesadas, que entraram em colapso. Sua gravidade é tão intense que afeta o espaço em volta e atrai a própria luz. 

Quasares (quasar é uma abreviação de “quase estelar”) são buracos negros gigantes no centro das galáxias. São fortes emissores de luz e ondas de rádio. Esse tipo de corpo celeste gira muito rapidamente. Os astrônomos acreditam que são alguns dos objetos mais antigos e distantes do Universo.

Céu da semana.

domingo, 2 de novembro de 2014

Ajuda para o clube

• O que é o Clube de Astronomia Arcoense?
O Clube de Astronomia Arcoense é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, formada por entusiastas da astronomia e ciência em geral.

 • Qual é o objetivo do clube? O objetivo do clube é: pesquisar e compartilhar o conhecimento astronômico, estudar e clima local, realizar experimentos científicos, realizar palestras em escolas e onde mais for solicitado, realizar feiras científicas, promover concursos culturais e demais atividades relacionadas com a área de atuação do clube.

• Quais serão os benefícios que o clube poderá trazer para a cidade?
 O clube no decorrer da sua atuação vai trazer um enriquecimento cultural e intelectual para a nossa cidade, atrair a atenção das pessoas para está área do conhecimento, despertar no jovem o interesse pela ciência, destacar a cidade no âmbito do conhecimento e pesquisa e futuramente a construção de um observatório e estação meteorológica.

 • Como será o funcionamento do clube?
 O clube é formado por uma diretoria composta por 6 pessoas, será regido por um estatuto já elaborado, todas as atividades do clube serão informadas no site do mesmo e na imprensa local, teremos um CNPJ para a total seriedade da instituição e demais informações estão disponíveis no site do clube.

• Precisamos da sua ajuda. Temos um grande projeto e o sonho de colocar a cidade de Arcos em destaque como a única cidade da região com este tipo de clube e atividade, mas precisamos da sua ajuda para formalizar legalmente o clube e iniciar as nossas atividades, então pedimos a você que compreende a importância deste projeto, que nos ajude. Se tiver interesse em nos patrocinar, doar material de escritório, dinheiro ou equipamentos para estudo, entre em contato conosco pelos telefones 9165-5014 e 91334728, e entraremos em contato pessoalmente para informar todos os detalhes do projeto.
Todas as doações serão divulgadas na página do clube, facebook e demais meios de comunicação que o clube for se manifestar. Faça parte deste projeto, nos ajude a concretizar este sonho e começar uma grande obra para o enriquecimento cultural e intelectual da nossa comunidade.

 Muito obrigado pela sua atenção aguardamos o seu contato!